quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

A urgência da tarefa de evangelização

Ministério Reinaldo de Oliveira



QUE TODOS OUÇAM ANTES DO FIM



A urgência da tarefa de evangelização



Nos dias de Jesus houve grande expectativa por parte dos discípulos acerca da sua vinda, levando-os a nutrirem uma ansiedade de saber o dia exato do seu retorno. Mas aos discípulos Ele disse não saber o dia da sua vinda, exceto o Pai. Apesar do mistério, Jesus deixa uma porta aberta para a investigação quando aponta alguns sinais a serem observados como prenúncio da proximidade do seu retorno. Diante da declaração de Jesus, os discípulos fizeram-lhe a pergunta chave que originou o grande discurso profético: “Quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação dos séculos?”. Jesus começa a discorrer acerca de fatos com abrangência histórica e escatológica: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão. E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; porque forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores. Então sereis entregues à tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão. Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; e, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”. Mt 24. 4-14



Analise dos sinais relativos à volta de Jesus



- Sinais no mundo físico:

Erupções vulcânicas: Esses fenômenos vêm aumentando muito nas ultimas décadas, passando de 21 grandes erupções registradas na década de 70 para 36 na década de 80, chegando 55 nos primeiros anos da década de 90. Muitas destas erupções aconteceram em vulcões adormecidos.

Terremotos: Durante o século 19 ocorreram 41 grandes terremotos, resultando na morte de aproximadamente 350 mil pessoas, no século 20 (maio de 97) já haviam ocorrido 96 grandes terremotos, que provocaram a morte de mais de 2 milhões e 150 pessoas, no inicio do século 21 ocorreram em todo o mundo 8 grandes terremotos ceifando milhares de pessoas e deixando milhões desabrigados.

Furacões: Um único furacão que atingiu Bangladesh em 30 de abril de 1990 causou a morte de 139 mil pessoas.

Inundações: As grandes inundações estão ocorrendo cada vez mais em todo o mundo acarretando a destruição de muitas cidades, proliferação de doenças e morte. No século 20, ate agosto de 1996, já haviam ocorrido 82 grandes inundações em diversas partes do mundo, morrendo aproximadamente 4 milhões e 70 mil pessoas.

Outros sinais físicos: Secas prolongadas, catástrofes ecológicas, desequilíbrio na natureza, aquecimento global...

- Sinais políticos:

Nos anos 90 havia cerca de 40 guerras regionais em todo o mundo, hoje há cerca de 70; O potencial nuclear é capaz de destruir toda humanidade 27 vezes, o século 20 foi um dos mais violentos e mortais da história, pois aproximadamente 191 pessoas morreram em decorrência das guerras, sendo a metade deles civis.

- Sinais ético-sociais:

O aumento da iniqüidade, a degradação moral, impunidade são fatos que tem contribuído para o aumento da violência urbana, além do alto índice de aborto, suicídio, homossexualismo, fome, etc.

- Sinais religiosos:

Surgimento de falsos cristos e profetas, expansão e proliferação de seitas.

- O evangelho anunciado em todo o mundo.
Mesmo com muitos desafios o evangelho tem chegado a lugares que antes era quase impossível, especialmente no mundo islâmico e hindu, bem como nos países comunistas.



A tarefa ainda está inacabada



Apesar de existir um avanço na tarefa de evangelização nos últimos anos, ainda temos muita coisa a fazer. A população mundial já ultrapassa 6 Bilhões de pessoas, destes muitos ainda não ouviram sobre Jesus ou não ouviram o suficiente para tomar uma decisão. Podemos compreender este fato dividindo os habitantes do planeta em três mundos:

Mundo A: O mundo não evangelizado. Aqueles que nunca ouviram o evangelho ou não compreendem o suficiente para tomar uma atitude.

Mundo B: O mundo evangelizado, porém não cristão, rejeitaram o evangelho.

Mundo C: O mudo Cristão, incluindo os nominais, católicos, ortodoxos, etc.




A janela 10-40

Um tema que ainda revela um dos maiores desafios à evangelização mundial é a "Janela 10-40", uma área que se estende desde o Oeste da África até o Leste da Ásia, entre os paralelos 10 e 40 graus ao norte do Equador, antes conhecida como "Cinturão da Resistência”. A Janela cobre as áreas de maior necessidade espiritual e física do mundo, e a maioria dos povos menos alcançados do mundo e grande parte dos governos que se opõe ao cristianismo. Portanto, deveria ser a área de maior ênfase para missões nesta época, no entanto, tem sido a área de maior negligência. Ao todo são 62 países localizados na Janela 10/40. O maior desafio missionário dos últimos tempos.




A evangelização no Brasil




- As tribos indígenas brasileiras

Há 257 tribos indígenas no Brasil com aproximadamente 364.108 Índios, apenas 8 delas com igrejas e pastores nativos,

- Região Nordeste

Centenas de municípios com menos de 1% de evangélicos

- Minas Gerais:

Muitas cidades sem nenhuma igreja evangélica, principalmente no Vale do Jequitinhonha, região apontada pelo ONU como mais pobre da América Latina.

- Região Sul

No Rio grande do Sul, alguns anos atrás tinham aproximadamente 40 cidades sem nenhuma igreja evangélica.





conclusão




O mundo clama por socorro e somente a igreja pode ajudá-lo a sair deste caos levando a esperança que só Cristo pode oferecer. "Aqueles que nada ouviram" são a prioridade de Deus em relação à evangelização mundial.


Reinaldo de Oliveira.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: