sábado, 19 de outubro de 2013


Lição da borboleta: TRANSFORMAÇÃO!




Borboletas. Bichinhos que inspiram poetas e escritores são muito mais que um símbolo de beleza. É símbolo de transformação e liberdade. Borboleta não pica, não zumbe, não tem veneno, não transmite doença. Legítima representante da paz e do amor.

A vida precisa de transformação. A lagarta na medida em que vai crescendo, precisa trocar de pele varias vezes, assim poderá ganhar novas formas e cumprir os demais ciclos da vida.

A vida precisa de reclusão. Num determinado momento a lagarta procura um lugar muito seguro e inicia o ciclo da reclusão. Ela se fecha num vazio chamado casulo, sozinha e isolada do mundo ao seu redor, se preparando para se transformar em outro ser espetacular. Já dizia Rubens Alves: “A vida precisa do vazio. A música precisa de um vazio chamado silêncio para ser ouvida. Um poema precisa do vazio da folha de papel em branco para ser escrito. É no vazio da jarra que se colocam flores. E as pessoas, para serem belas e amadas, precisam ter um vazio dentro delas. A maioria acha o contrário; pensa que o bom é ser cheio. Essas são as pessoas que se acham cheias de verdades e sabedoria e falam sem parar. São umas chatas! Bonitas são as pessoas que falam pouco e sabem escutar. A essas pessoas é fácil amar. Elas estão cheias de vazio. E é no vazio da distância que vive a saudade”.

A vida precisa de liberdade. Para alcançar a liberdade é preciso superar o conforto e a comodidade. É preciso muito esforço para passar para outra fase da vida. É hora de usar as forças que possui e sair do casulo. É preciso deixar morrer o velho e partir ao encontro das novas possibilidades em aberto. O esforço usado é um processo difícil e dolorido, mas de fundamental importância, pois faz com que a seiva circule do seu tronco para suas asas, fortalecendo-as, para que, agora transformada em borboleta, ela possa voar.

Viver é cumprir fase por fase. Desapegar-se do antigo e entregar-se ao novo até ser capaz de voar. É a oportunidade de um recomeço muito mais bonito e cheio de esplendor.
Em cada ciclo de transformação, existem belezas e riscos que foram projetados por Deus, para um benefício próprio, como também para o equilíbrio da natureza.

Devemos aceitar cada momento na vida, ainda que seja dolorido e tenhamos que correr determinados riscos, pois melhor é o fim de todas as coisas do que o começo e o ultimo estado será superior ao primeiro.

Lição da borboleta: TRANSFORMAÇÃO!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: