terça-feira, 19 de agosto de 2008

Por Dentro de Missões


"Crentes do Laos são presos por "crerem e cultuarem a Deus"

Embora a Constituição do Laos garanta a liberdade religiosa, algumas autoridades continuam exercendo um poder arbitrário.

No dia 20 de julho, às 10h dez autoridades de um distrito atacaram a igreja de Boukham e proibiram o culto a Deus sob pena de detenção e prisão. Quando os crentes se recusaram a cumprir essa ordem, os policiais prenderam cinco líderes da igreja. O pastor, três líderes e uma senhora foram tratados como criminosos e levados para a prisão em Dong Haen. Ao chegarem à prisão, foram humilhados sendo presos pelos pés. O nome desses irmãos não foi divulgado, mas sabemos que:

Nove pessoas moram na casa do pastor e dependem dele para liderança e provisão. Ele é o chefe da família e também líder na igreja de sua aldeia. Seu sogro é deficiente físico e precisa de ajuda diária.

A família de outro líder cristão é composta por sete pessoas. No passado, ele foi um oficial do governo, mas assim que se converteu a Cristo perdeu o emprego. Sem ter como se manter, começou a fazer biscates para sustentar sua família, mas a situação estava terrível.
Dois dias depois de ter sido preso ele foi misteriosamente liberto, sem nenhuma explicação.

O futuro político incerto no Nepal


Missões nativas confiam na soberania de Deus enquanto prosseguem com seu trabalho.
No dia 28 de maio de 2008, a monarquia que regeu o país por 240 anos foi abolida. Agora o país foi oficialmente declarado Republica Democrática Federal. Sua Majestade, o Rei Gyanendra, agora destronado, foi obrigado a deixar o antigo Palácio Real em 11 de junho de 2008.
Ainda não sabemos como esses eventos afetarão as missões apoiadas pela Christian Aid no Nepal, ou como isso afetará o pequeno, mas crescente número de cristãos em geral.
A nova Declaração expressa que o Nepal se torna uma república democrática independente, indivisível, soberana e secular. O fato do Nepal ter deixado de ser o único país oficialmente Hindu para se tornar um país secular pode indicar que a liberdade religiosa esteja no horizonte. No entanto, como o responsável pelas recentes mudanças é o partido comunista do Nepal (os Maoístas), podemos pressupor que não haverá tolerância para a religião.

Mas, é muito cedo para saber, pois não há indicadores e o governo ainda não se pronunciou com respeito a religião.

O líder de uma missão tem uma visão otimista: "... mas a geografia do país é tal que uma ditadura não duraria muito. O Nepal é uma nação remota, isolada do mar, localizada entre a Índia e a China. Assim, requer interação com os dois países. A beleza das montanhas do Himalaia, no norte, atrai turistas há décadas, mas o cenário tem mudado por causa dos conflitos maoístas.

A energia hidrelétrica dos rios que correm dessas montanhas é outra área de investimento em potencial que até o momento não tem sido utilizada". Ele apontou que "o novo governo deve agradar ou acalmar a comunidade internacional. O Nepal não poderá sobreviver sem democracia e o apoio dos países ocidentais dos quais depende".

Por enquanto o clima político não deve causar um impacto imediato nas missões do Nepal (especialmente nas áreas rurais), mas há uma outra força que provavelmente deve perturbar a relativa calma que os cristãos têm desfrutado nos últimos anos. Uma outra agência missionária, localizada na capital Katmandu, nos advertiu: "Os grupos extremistas hindus prometeram que pagariam o preço que fosse para manter o Nepal um país Hindu. Segundo a Conferência Hindu Mundial na Índia, os grupos fanáticos estão trabalhando juntos com determinação e recursos para este propósito. Por favor, orem para que a vontade de Deus se estabeleça nesta nação".
"Todas as nossas esperanças estão em Deus. Precisamos de suas orações e súplicas. Independentemente do que possa acontecer, nosso Deus prevalece"! Essa é a oração dos missionários nepaleses que trabalham nos ministérios apoiados pela Christian Aid.

Por favor, orem por estes e outros ministérios nativos.
Para ajudá-los financeiramente entre em contato.


DECLARAÇÃO DA MISSÃO
Por Dentro de Missões é um boletim gratuito da Christian Aid, enviado por Email, que contém notícias dos ministérios missionários nativos localizados nos países mais pobres, ou onde os cristãos evangélicos são uma minoria perseguida. A Christian Aid apóia cerca de 800 ministérios nativos que somam 90.000 missionários no campo. Muitos destes países são fechados para missionários estrangeiros.


CONTATO, INFORMAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES
email: missao@uol.com.br
tel: (55-21) 2222-3511
website: http://www.christianaid.info

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: